Aquecedor Solar a Vácuo vs Placas de Polipropileno

10/04/2019 / Por Aquece / Geral

A primeira vantagem do aquecimento solar a vácuo é sua eficiência. Os tubos do coletor solar a vácuo chegam a temperaturas muito mais elevadas que outros tipos de aquecimento solar. Se a água no interior dos coletores fica mais quente, isso permite maior eficiência para fornecer água quente mesmo quando o sol não está tão forte e à mostra.

Uma segunda vantagem do sistema de aquecimento solar a vácuo é referente à tecnologia utilizada. No sistema de aquecimento solar tradicional, os coletores são isolados, em geral, com ar e lã de vidro. Já no aquecedor a vácuo esse isolamento é feito, como o próprio nome diz, com vácuo – o que garante um isolamento térmico muito mais eficiente quando comparado a estes sistemas anteriores de aquecimento solar.

Outra vantagem do aquecimento solar a vácuo é a redução da área coletora justamente devido à eficiência do sistema. Sendo mais eficiente, o aquecedor solar a vácuo irá precisar de um espaço menor para seus coletores e isto é especialmente importante quando se faz o dimensionamento do aquecedor solar para uma residência sem muita área disponível. Geralmente, para telhados pequenos, este é o ponto determinante na hora de escolher qual tipo de sistema de aquecimento solar instalar.

Outro ponto positivo do aquecedor solar a vácuo, também devido à sua alta eficiência energética, é a necessidade de armazenar um volume menor de água em seu reservatório. Pelo fato de elevar a temperatura da água a patamares maiores que os sistemas de aquecimento solar tradicionais, pode-se armazenar uma quantidade menor de água mantendo a autonomia do sistema. Por outro lado, com o mesmo tamanho do reservatório, é possível aumentar bastante a capacidade do sistema.

Como se não bastassem essas vantagens, o sistema de aquecimento solar a vacuo ainda possui uma durabilidade aumentada devido à composição dos coletores. Em geral, nos sistemas tradicionais de aquecimento solar, os coletores são cobertos por placas de vidro, que quebram com a primeira chuva de granizo ou até mesmo com altas temperaturas (neste último caso, para equipamentos de baixa qualidade). Os tubos dos coletores a vácuo são consideravelmente mais resistentes e podem durar muitos anos sem a menor necessidade de manutenção corretiva. Adicionalmente, podemos citar como um outro ponto positivo, a possibilidade de efetuar trocas pontuais dos tubos. Nos sistemas tradicionais, caso tenha que substituir o vidro de uma placa, terá que trocar todo o vidro ou até mesmo a placa toda. Já no sistema de aquecimento a vácuo, pode ser feita a troca somente do tubo danificado.

Compartilhe