Benefícios da instalação da energia solar

10/04/2019 / Por Aquece / Geral

Empreendedores sergipanos terão oportunidade de participar gratuitamente da palestra “Benefícios da Instalação da Energia Solar em Edificações e Empresas”. Será no dia 22 de julho, no Auditório do Sebrae, das 19h às 22h. A proposta é apresentar de forma prática aos empresários e profissionais às oportunidades e vantagens do uso da energia solar nas empresas e edificações. O palestrante será o consultor Hans Rauschameyer.

Para Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, quando se fala nesse tema o primeiro questionamento que vem a cabeça é se a energia solar vale a pena? “E é justamente para falar sobre isso que estamos trazendo o alemão Hans Rauschameyer, profissional frequentemente convidado para ministrar palestras em congressos internacionais e em universidades sobre sua experiência com energia solar”, destaca.

A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo projeto Petróleo e Gás, coordenado pelo Sebrae e Petrobras. O evento conta com apoio da Rede Petrogás Sergipe e PENSE – Petróleo e Energias de Sergipe, Associação das Empresas Fornecedoras da Cadeia Produtiva de Petróleo e Energia.

Informações e inscrições na Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae, com a gestora do projeto petróleo e Gás, Ana Nunes. Email [email protected] , telefones (79) 2106-7737 e 2106-7700.

Além da palestra, também acontecerá o curso “Projetista de Sistema Fotovoltaicos Conectados à Rede”, com uma carga horária de 16h. Será nos dias 23 e 24 de julho, na sede do Sebrae, nos turnos da manhã e da tarde. O objetivo é apresentar de forma prática os sistemas de instalação de energia solar aos empresários e profissionais com conhecimento prévio de instalações elétricas, engenheiros, eletricistas e arquitetos.

Serão abordados no curso temas como Tipos de sistemas usando energia solar Fotovoltaico; Características de sistemas ligados à rede; Equipamento: módulos, inversores, outros componentes; Dimensionamento com cálculo de três casos diferentes; Pré-análise do local da instalação; Processo de ligação conforme RN ANEEL 482; Normas técnicas; Instalação; Retorno de investimento e Benefícios adicionais.

Fonte: www.infonet.com.br

Compartilhe